terça-feira, 19 de outubro de 2010

2009/1 - 5º eixo

1. Seminário VI
2. Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II
3. Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
4. Filosofia da Educação
5. Questões Étnico-raciais na Educação: Sociologia e História



Hoje vejo que a aprendizagem mais significativa para mim neste semestre foi o entendimento da importância da lei 10.639 (lei que institui o ensino de História e Cultura da África e das Populações Negras Brasileiras na grade curricular do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas de todo o país), me dei conta da minha própria ignorância quando entrevistei alguns alunos sobre discriminação e preconceito, entendi o valor de oferecer momentos de reflexão em que os alunos possam expressar seus sentimentos, pensamentos e vivências sobre diversidade e que essa é só mais uma das minhas funções como Professora, visto que problematizar este assunto é fundamental para a qualificação das relações dentro da escola. Fizemos um mergulho profundo em outras águas ainda não navegadas por mim: a Educação Inclusiva. Após relatos, pesquisas e entrevistas sobre o assunto percebo que práticas pedagógicas inclusivas necessitam de um trabalho multidisciplinar para que seja oferecido aos alunos NEE’s possibilidades de desenvolverem suas potencialidades e, que para isso aconteça somente o trabalho da Professora isolada na sala de aula é insuficiente, a escola e a mantenedora devem estar caminhando junto em direção a escola inclusiva dos sonhos, aquela em que nenhum aluno é discriminado e todos são respeitados na sua individualidade.

Nenhum comentário: