segunda-feira, 18 de outubro de 2010

2008/2 - 4º eixo

1. Seminário V
2. Escola, Cultura e Sociedade - Abordagem Sóciocultural e Antropológica
3. Organização do Ensino Fundamental
4. Organização e Gestão da Educação
5. Psicologia da Vida Adulta
6. Projeto Pedagógico em Ação


Aqui estudamos diversos teóricos da educação e buscamos entender as concepções implícitas em nossa prática diária em sala de aula, analisamos e discutimos os projetos político-pedagógicos e regimentos de nossas escolas, os sistemas de ensino e a gestão democrática em todas as suas dimensões (administrativa, financeira, relacional e pedagógica), nessas discussões percebi que um dos desafios da escola hoje é trazer a comunidade escolar para dentro da escola, criando práticas e espaços onde possam se manifestar efetivamente. Na interdisciplina Psicologia da Vida Adulta realizamos um Projeto de Aprendizagem tentando responder como a TV exerce influencia na formação da criança. Depois da pesquisa inicial e das dificuldades em realizar um trabalho em grupo a distância o PA flui tranquilamente e as trocas dentro do grupo ficaram mais qualificadas, pois entendemos que na EAD os espaços e tempos de participação são mais flexíveis do que no presencial, possibilitando que cada componente do grupo possa contribuir a seu tempo e de modos diversos. Naquela época considerava impossível a realização de um PA em sala de aula e via o currículo escolar como uma barreira para tal empreendimento. Hoje depois do meu estágio em que apliquei a metodologia de PA’s e consegui relativo sucesso percebo como eu estava enganada, que sempre podemos encontrar uma maneira de fazer aquilo que acreditamos quando estamos verdadeiramente comprometidos.

Nenhum comentário: