domingo, 17 de outubro de 2010

2008/1 - 3º eixo

1. Seminário Integrador IV
2. Educação e Tecnologias da Informação
3. Representação do Mundo pela Matemática
4. Representação do Mundo pelas Ciências Naturais
5. Representação do Mundo pelos Estudos Sociais


Os números, as novas tecnologias, o espaço, o tempo, a vida, a natureza e o universo foram algumas das temáticas que vivenciamos neste eixo. Provocar o questionamento e a dúvida sobre tudo que é óbvio em nosso cotidiano em sala de aula parecia ser o objetivo das interdisciplinas e ficou claro que cabe a nós - professores - fazermos a ligação para que os conteúdos a serem ensinados aos alunos tenham significado real. Em TIC’s construímos uma linha de tempo relacionando a história da Informática com nossa vida, foi um trabalho de pesquisa minucioso que rendeu um trabalho no mínimo curioso, pois rever e reviver nossa própria história é um exercício que deveríamos fazer sempre, para valorizarmos tudo que vivemos e realizamos, que, muitas vezes na correria do cotidiano fica esquecido. Provocada ainda pela interdisciplina Fundamentos da Alfabetização do Eixo II, escrevi um Position Paper, desafio da interdiciplina Seminário Integrador IV, onde tínhamos que realizar um Plano Individual de Estudos, aprofundei aí meus estudos sobre a Epistemologia Genética, teoria de Jean Piaget, tentando entender como os alunos aprendem e como fazer as intervenções corretas para que eles avancem em sua aprendizagem rumo à alfabetização.

Nenhum comentário: