segunda-feira, 14 de junho de 2010

9ª semana de Estágio

Como objetivo principal do meu estágio, planejei oferecer aos alunos condições para que desenvolvam seu potencial, oportunizando situações e experiências com a linguagem, a escrita e o raciocínio lógico, buscando a interação e participação de todos de forma autônoma na construção do próprio conhecimento. Ao propor a turma o desenvolvimento de um Projeto de Aprendizagem onde eles poderiam escolher o que pesquisar e aprender o assunto que desejassem pretendia fugir da sistemática “quadro, giz e livro didático” a qual estavam habituados, tanto que em princípio eles nem sabiam por onde começar, se mostravam bastante dependentes e precisavam de direcionamento o tempo todo. É nítida a mudança que aconteceu com as crianças após estas cinco semanas, eles já demonstram grande autonomia na realização das atividades propostas, tanto em sala de aula quanto no laboratório de informática. Percebi que alunos que há nove semanas nunca tinham acessado a internet, já sabem a diferença quando eu digo: hoje vamos pesquisar ou hoje vamos acessar o site X, no primeiro caso vão diretamente ao google e no segundo já vão providenciando papel e lápis para anotar o endereço. Vejo este como um dos pequenos sinais aos quais devo estar atenta e acreditar cada vez mais no trabalho ao qual me propus.

Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Olá Margarete!
O papel de educador é de grande seriedade e consegues demonstrá-lo no teu relato, pois o fato de teus alunos conseguirem ter autonomia nas atividades ou pesquisa mostra o trabalho realizado.
A educação faz com sejamos eternos aprendizes, continua estigando teus educandos a realizarem as tarefas de forma organizada e sem medo dos desafios.
Abraços, Rose