segunda-feira, 21 de junho de 2010

10ª semana de Estágio

Fiz meu primeiro estágio em 1987 quando concluí o magistério, de lá pra cá minha caminhada é longa e ininterrupta. Nestes vinte e dois anos de carreira tive experiências das mais diversas: trabalhei em sete escolas até hoje, alfabetizei durante seis anos, trabalhei no laboratório de informática de 5ª a 8ª série, na EJA e no Curso Técnico de Administração. Trabalhei na Secretaria Municipal de Educação por duas gestões, na primeira delas em 1994 participei do processo que implantou os Laboratórios de Informática nas dezessete escolas municipais que existiam na época; na segunda gestão participei do planejamento e execução dos eventos de formação continuada aos profissionais da educação da rede municipal. Tento analisar o valor que teve fazer um novo estágio a esta altura da minha vida profissional, o quanto me transformou, me apresentou um novo olhar para com a construção da aprendizagem e minhas crenças sobre como aprendemos. Uma conclusão eu posso anunciar aqui: o estágio acabou, mas os nossos Projetos vão continuar, minha meta para os próximos meses é contribuir de maneira significativa para a aprendizagem dos alunos que foram a mim confiados neste ano, buscando experimentar, pesquisar, criar, realizar, reinventar, solucionar dúvidas e problemas do cotidiano com base na leitura de mundo das crianças, da realidade delas, para aprendermos além dos conhecimentos preestabelecidos.

Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Olá Margarete!
Tua reflexão mostra o quanto é importante ser uma educadora responsável, ética, organizada e que tem uma visão a frente. Pois, percebo que tua responsabilidade com teu educando não é somente em função do estágio mas sim, como indivíduoinserido na sociedade.
Teu estágio foi mais um degrau para teu crescimento profissional, e isso faz a diferença.
Que consigas alcançar cada vez mais teus objetivos e que tua vida seja de varias conquista!