segunda-feira, 17 de maio de 2010

5ª semana de Estágio

Na semana passada iniciei o trabalho com Projetos de Aprendizagem em minha turminha, tive uma grata surpresa com meus alunos! As crianças ficaram muito mais entusiasmadas do que nas semanas anteriores, a sala de aula se tornou um espaço de descoberta, rico de trocas e questionamentos. A curiosidade que eles expressaram na colocação de suas perguntas me deixou bastante animada, acredito que podemos ampliar este trabalho para além do meu estágio, pois eles mostraram interesse em buscar as respostas de inúmeras perguntas que foram surgindo no decorrer das conversas e das aulas que se seguiram, foi bem complicado elegermos somente quatro questões para esta etapa do trabalho. Todos querem ser cientistas! Ao experimentar algo novo para mim e para os alunos, pude rever minha prática diária e oferecer oportunidades dos alunos expressarem seus desejos e curiosidades, percebi que quando participam do planejamento do trabalho eles ficam muito mais envolvidos com o tema. O ato de pensar em suas dúvidas e curiosidades, para logo em seguida elaborar perguntas, desafiou meus alunos a pensarem alto, a “viajarem”, agora partiremos para o processo de investigação, rumo às respostas de nossas indagações, pesquisaremos em diversos lugares, desde livros e revistas até na internet, até esclarecermos nossas dúvidas e validarmos nossas certezas.

Nenhum comentário: