segunda-feira, 24 de maio de 2010

6ª semana de Estágio

Estou lendo Avaliação Mediadora de Jussara Hoffmann. Na avaliação mediadora o professor busca investigar o como seu aluno está aprendendo e a partir dos resultados obtidos elabora novas formas de ensinar aqueles alunos que não estão alcançando sucesso ainda.  Ao se utilizar dos resultados da avaliação para qualificar sua prática pedagógica o professor está favorecendo a aprendizagem de todos os alunos. Desde que iniciei com minha turma de 3º ano procuro observar o desempenho diário de cada aluno, prestando atenção em suas atitudes, perguntas e respostas desde a hora da recreação, da merenda até a realização das atividades em aula. Mas a burocracia escolar ainda exige a aplicação de testes e provas a cada trimestre. Não posso nem reclamar muito, pois até pouco tempo atrás ainda eram bimestres! A escola em que trabalho e estou realizando meu estágio utiliza notas de 0 a 10 para comunicar a comunidade o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Não acredito que um número possa expressar verdadeiramente o que cada aluno construiu ou avançou no seu processo de aprendizagem nestes primeiros três meses do ano letivo. Como vou avaliar provas escritas daqueles meus alunos que ainda não sabem ler? Tenho por princípio acreditar que todos podem aprender, portanto quem ainda não aprendeu está em processo, por isso vejo como incoerente um número taxar a aprendizagem das crianças. “Sem dúvida, parece que o professor se surpreende que o aluno não saiba alguma coisa (ele não é um aprendiz?), enquanto deveria se admirar com suas incríveis e precoces descobertas.” (Hoffmann, 2009, p. 78). Esta frase ilustra muito bem aquela situação que por várias vezes já ouvi de professores alfabetizadores: - Mas o fulaninho nem sabe escrever seu nome! E como saberia? Não veio à escola para aprender? Ao refletir sobre minha prática avaliativa, percebo que ainda necessito estar mais atenta às peculiaridades de cada criança, pois por vezes ainda me flagro comparando um aluno a outro ou então exigindo um desempenho muito além do esperado para aquela etapa de desenvolvimento da criança.

Nenhum comentário: