Na
semana de 26 a 30/04 nossos temas de estudo foram identidade e diversidade.
Discutir esses temas com as crianças tem um valor imenso, pois quando
reconhecemos a especificidade do diverso de nós, estamos reafirmando nossa
individualidade também. Assuntos antagônicos e ao mesmo tempo complementares,
os dois são essenciais para as crianças refletirem e compreenderem que ninguém
deve sentir-se discriminado por ser diferente dos outros. Falar de si mesmo
livremente, expressar sua vontade e seus sonhos, dizer como se sentem em momentos
bons e ruins, na sala de aula e em casa, são momentos riquíssimos nos quais os
alunos colocam seus argumentos e o grupo constrói novos valores em conjunto. É
nesse momento que eu procuro intervir e colocar opiniões baseadas nos valores
de igualdade, fraternidade e justiça. É curioso perceber como as crianças são
exigentes e por vezes até intolerantes com o outro e consigo mesmas, também. Na
atividade que fizemos para elaborar os princípios de convivência da turma, eles
sugeriram verdadeiras punições para quem não seguir as regras. Não podemos mais
ignorar o quanto é importante discutir este tema desde a mais tenra idade com
nossos alunos, é preciso mais do que nunca dar voz as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário