terça-feira, 27 de abril de 2010

2ª semana de Estágio

Ao aplicar meu planejamento para a segunda semana de estágio, seguindo meu objetivo de conhecer cada vez mais meus alunos e conduzi-los na construção do próprio conhecimento de maneira significativa e prazerosa, pude perceber que é necessário que cada um de nós se sinta pertencente a este grupo chamado Turma 32, inclusive eu. A partir da temática identidade e diversidade estamos nos conhecendo melhor como pessoas e como grupo, que deve trabalhar e aprender e crescer e ser feliz unido. Discutir sobre o meio em que vivemos, a escola, a comunidade e a família; perceber que existem pessoas muito diferentes e que todas tem seus direitos e estes devem ser respeitados; reconhecer que também temos deveres a cumprir;  são algumas das questões que estamos abordando neste período em meio aos conteúdos que devemos apreender. Tenho avaliado diariamente meus planejamentos, percebo, no entanto que raramente acerto na quantidade de material para as 4h aulas previstas, ainda organizo atividades a mais ou a menos do que meus alunos conseguem realizar, mais do que nunca entendo agora a afirmação de que todo planejamento é flexível. Na medida em que vou conhecendo mais o grupo, identifico alguns pontos que devo priorizar, tais como a dificuldade que alguns alunos apresentam em se expressar verbalmente; em se relacionar com o colega, tanto nos trabalhos em dupla ou grupo quanto nas brincadeiras e jogos no pátio. Tenho alguns grandes desafios para o estágio e para todo ano letivo de 2010.

Nenhum comentário: