segunda-feira, 12 de abril de 2010

Minha identidade de Professora

Meu estágio será um estágio de verdade, se é que existe outro tipo. Retornei a uma sala de aula de currículo no dia 05/04/10. Depois de cinco anos trabalhando entre a Secretaria de Educação, Laboratório de Informática e Curso Técnico de Administração, estou de volta às origens. Devo dizer que estou muito feliz! Este retorno me proporcionará uma experiência ímpar: refletir sobre minha identidade de professora para logo adiante, após a formatura, planejar e alçar novos vôos. Depois de quatro anos estudando, lendo e relendo sobre teorias e práticas educacionais, chegou a hora de aplicar tudo que aprendi. Percebo a importância de registrar meu cotidiano em sala de aula, o planejamento e a avaliação junto aos meus alunos. Além de refletir é essencial que eu aprenda a registrar, escrever, formalizar meus pensamentos acerca de tudo que acontece na sala de aula... e isso dá medo, provoca pesadelos e dor. Madalena Freire, em sua obra Educador, afirma: “Uma coisa é escrever, ser escritor-reprodutor e reapresentador da linguagem escrita. Outra é, no exercício disciplinado da escrita, tornar-se escritor-sujeito-produtor de linguagem escrita” (2008).  Parece fácil, mas não é.

Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Olá Margarete!
Sim, teu estágio será de verdade e com muita eficiência, pois sabemos que a aprendizagem é um processo contínuo e através da organização e criatividade conseguirás trabalhar unindo com segurança e responsabilidade a teoria e prática estudada durante o curso. Nesse momento tens um papel de muita importância com teus educandos, faça essa troca com coêrencia, atenção e dinâmismo.
Abraços, Rose