segunda-feira, 19 de abril de 2010

1ª semana de Estágio

Desde o início do PEAD, tanto nas aulas presenciais quanto nos workshops ao final de cada semestre, uma das minhas maiores preocupações era evidenciar meu aprendizado, e eu sempre iniciava minha fala reclamando do fato de estar fora da sala de aula, o quanto isso me deixava preocupada e até de certo modo de mãos amarradas, pois em muitas das atividades propostas necessitei de ajuda de colegas que me cederam seus alunos e turmas para que eu pudesse realizá-las – quero registrar aqui meu MUITO OBRIGADA às colegas Patrícia Kusma e Raquel Guterres. Ao iniciar o trabalho com a turma de estágio várias experiências e lembranças foram voltando a minha mente, nem parece que fiquei quatro anos afastada de uma sala de aula de currículo, agora tenho a minha turma, é como se eu estivesse de volta em casa! Tenho refletido bastante sobre quem são meus alunos, quais as necessidades desta turma e o que eles devem aprender. Na medida em que vou conhecendo um pouco mais cada um tenho plena convicção do quanto é importante meu trabalho, devo estar cada vez mais atenta, observar cada criança em sua individualidade para garantir que cada um esteja recebendo a atenção necessária para evoluir na sua aprendizagem, estou fazendo alguns registros diários, tanto das dificuldades quanto dos sucessos deles e pretendo usar esses dados na avaliação trimestral que já se aproxima. Estou com algumas dúvidas a respeito das arquiteturas pedagógicas, já pesquisei e não vislumbro ainda como aplicá-las no terceiro ano!

Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Olá Margarete!
Lendo tuas reflexões percebo teu comprometimento com a turma e acredito que fará um estágio de qualidade e muitas surpresas. pois é momento de ousar, extigar e refletir.
Quanto a tua dúvida sobre arquiteturas pedagógicas, uma das funções é a interação dos educandos com as atividades propostas em sala de aula na forma de comentários como enriquecimento do trabalho dos colegas.
Como sugestão podes criar uma atividade na qual os alunos elaborem uma redação. E dividá-os em grupo para fazerem comentários que tornem o trabalho mais qualificado.
Abraços, Rose