quinta-feira, 11 de novembro de 2010

2010/1 - 7º eixo


1. Seminário Integrador VIII - Docência de 6 a 10 anos
2. Estágio Supervisionado - Docência de 6 a 10 anos
3. Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares
Fazer estágio novamente depois de tantos de prática foi um verdadeiro teste. Ao experimentar a metodologia de Projetos de Aprendizagem (PAs) – algo completamente novo para mim e para os alunos – e oferecer a eles a oportunidade de escolher o que desejavam aprender, abandonei o modelo de aprendizagem baseado na transmissão do conhecimento, um paradigma foi quebrado! Vejo hoje que minha opção por usar PA no estágio está diretamente relacionada ao fato de perceber a concepção implícita em minha prática, na qual acreditava que o professor detinha o conhecimento e o transmitia ao aluno. Nos últimos quatro anos a partir dos inúmeros conhecimentos que construí por meio do PEAD, pude rever minha prática e ressignificar meu fazer pedagógico em sala de aula. Ao criar um espaço novo para que os alunos expressassem seus desejos e curiosidades a simples reprodução do conhecimento deu lugar à pesquisa, a descoberta e a produção do conhecimento, ou seja, deu lugar a aprendizagem significativa, na qual o aluno é agente protagonista na construção do saber e este tem ligação direta com seus interesses e necessidades, não são simplesmente conteúdos soltos de uma famigerada lista de conteúdos mínimos. A participação do professor também é reconfigurada nesse novo espaço de aprendizagem, ele não pode mais agir como se detivesse todo conhecimento acumulado pela humanidade em suas mãos. Ele deve se colocar lado a lado dos seus alunos, articulando, mediando e orientando cada etapa do projeto, com atitude de pesquisador ele precisa promover o diálogo, provocar a reflexão e a ação, suas intervenções na relação do aluno com seu objeto de estudo são indispensáveis para que este avance no processo de construção próprio conhecimento. As novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm um papel fundamental na metodologia de PAs e na educação como um todo, pois quando usamos o computador para propor atividades desafiadoras aos alunos novas aprendizagens estão sendo construídas, desde a utilização da tecnologia em si até a convivência em grupo mais cooperativa e solidária, habilidades estas extremamente necessárias no presente e no futuro da humanidade. A realização dos PAs com a turma 32 teve relativo sucesso, entretanto tenho consciência que foi uma experiência incipiente com o objetivo específico de realizar meu estágio e sua análise, contudo afirmo aqui meu novo olhar de como se aprende e como se ensina, um olhar muito mais atento e principalmente mais comprometido.

Nenhum comentário: