sexta-feira, 15 de outubro de 2010

2007/1 - 1º eixo


1. Seminário Integrador I
2. Seminário Integrador II
3. Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I
4. Escolarização, Espaço e Tempo na perspectiva Histórica
5. Fundamentos da Alfabetização
6. Infâncias de 0 a 10 anos
 

Tudo foi uma grande novidade neste semestre, pois eu estava me sentindo realizada, havia realizado um sonho: estudar na UFRGS. O maior desafio foi utilizar as ferramentas de informática ainda desconhecidas por mim: Rooda, pbwiki, blog, contudo não tive muitas dificuldades, sempre gostei de computador e já havia trabalhado na área. Pude inclusive qualificar minha prática na escola a partir dessas novas aprendizagem trazidas pelo PEAD. Realizar as atividades de Fundamentos da Alfabetização foi muito gratificante, pois tive que pesquisar materiais antigos da época em que eu alfabetizava, revi fotos dos meus alunos, trabalhos, bilhetes, projetos que deram certo e outros que nem tanto. Sentia muita falta da sala de aula nessa etapa já que estava trabalhando na SMEE. As novidades mexeram com minha vida pessoal e profissional, fiz muitas trocas interessantes com a Marta (minha madrinha) e, com as colegas Patrícia e Sandra via MSN, no trabalho conversava muito com colegas pedagogas, assistentes sociais e psicólogas sobre minhas novas aprendizagens. Discussões sobre infância, escola, sociedade, família trouxeram memórias e lembranças pessoais que contribuíram na compreensão das temáticas em estudo. Aprendi a rever minhas afirmações na medida em alguém concordava ou discordava de mim, várias vezes construindo uma nova forma de pensar, isso me foi proporcionado na interdisciplina de Psicologia.

Nenhum comentário: